segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS



No Brasil, a terceirização está fazendo parte de inúmeras áreas e ramos produtivos. No grande sudeste, a rede de empresas prestadoras está cada vez mais se expandindo, mostrando que rentabilidade e eficiência ainda são possíveis neste caminho.

Mesmo assim, há alguns que ainda dizem que a responsabilidade por parte destas grandes empresas é posta em cheque, tendo em vista que a execução de seus serviços não está 100% em suas mãos.

Que tal analisarmos as melhores formas de desviarmos dos perigos que a terceirização pode trazer e assim assegurarmos este ramo no país?

O QUE SERIA A TERCEIRIZAÇÃO E SEUS SERVIÇOS?

De uma maneira simples, é a forma de contratação de uma empresa (chamada empresa tomadora) de certos serviços a cargo de uma ou mais pessoas de forma direta em nome de outra empresa (chamada empresa prestadora).

É importante lembrar que essa prática é totalmente legal e que o Ministério do Trabalho, em firmes leis, legitima e ainda assegura direitos ao trabalhador que a executa.

A prestadora, segundo a lei, pode exercer de forma livre seus mais diversos ofícios, desde um trabalho de segurança até apoio aviário, não há limites. Acima de tudo, a prioridade é que tudo seja analisado antes de contratado.


CUIDADOS PRIMORDIAIS NUM SERVIÇO DE TERCEIROS
A Divisão de serviços dentro de uma empresa gera também a divisão das responsabilidades, trazendo mais eficiência nos resultados e menos pressão e fadiga por parte de todos os envolvidos.
Ainda assim, é preciso zelar por todo serviço que é fechado para que não haja frustrações. Pensando nisso, vamos elencar dicas que farão você ter sucesso na hora de contratá-los:


·         STATUS NO PROCON: Empresas prestadoras que possuem queixas e processos no Órgão PROCON não possuem geralmente bons relacionamentos e negócios. Pesquise !


·         RAZÃO SOCIAL CLARA: Existem empresas que não são claras com suas definições de serviços, e podem numa circunstância pós-contrato, afirmar uma postura e depois muda-la por conta de sua categoria social de trabalho. Veja com quem e com o quê ela realmente trabalha.


·         LEGALIDADE: Como dito anteriormente, o MT protege o trabalhador, mas pune severamente empresas que usam de nomes terceirizados e, na verdade, são repletas de irregularidades, portanto analise por parte do nome da prestadora:

-Certidões Negativas de Serviços
-Certidões de Servidores (Que lhe atestam qualidade)
-Documentações Legais por Município e Estado
-Procedência com funcionários e ex-funcionários



Ø  Todas essas informações podem ser adquiridas nos sites oficiais das empresas prestadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário