quinta-feira, 28 de setembro de 2017

COMO REDUZIR OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO EM ÁREAS CRÍTICAS NOS PROCESSOS DE LIMPEZA


Inúmeras empresas não possuem um padrão de trabalho em relação ao combate da contaminação em áreas criticas, isso pode causar ao cliente severos problemas no futuro. Por isso, vamos conhecer como ocorre esses desvios e as melhores maneiras para solucioná-lo em meio a estes cenários de abandono e de não vigilância.

ENTENDENDO O QUE SERIA A CONTAMINAÇÃO

A biologia diz que, poluição e contaminação favorecem a proliferação de agentes microscópicos que causam diversos males aos seres humanos. Sabendo disso, entendemos que não é perceptível aos olhos humanos o momento em que a pessoa pode ser exposta ou contaminada.

Também é preciso lembrar que os cuidados a serem tomados variam de acordo com a rotina de produção da empresa. Mas para ficar mais claro, usaremos um ambiente clássico onde cuidados são inerentes, o hospital.
Não só por abrigar pessoas doentes, mas também por possuir inúmeros produtos que podem ser nocivos à saúde, o hospital é um ambiente onde a segurança e o combate à contaminação deve ser primordial.

ENTENDENDO A CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Dando seguimento a nossa hipótese, o hospital é um local em que seus profissionais utilizam de EPI´s e EPC´s de forma que são fundamentais o uso em todo o instante em que estão no trabalho.
Vamos entender melhor como acontece a contaminação cruzada?

Supondo que um auxiliar  vá limpar os aparelhos sanitários, mas se esquece de usar luvas para seu cuidado. Neste momento, inúmeras impurezas tem acesso direto ao seu corpo e também passam dele para o ambiente, podendo contaminar algum paciente. 

Por isso, orientamos aos funcionários que utilizem os seus equipamentos de segurança o tempo todo e que limpem todo o ambiente, para evitar a proliferação de bactérias que afetem seus usuários.

Outra circunstância é a de uso de produtos químicos. O mau uso ou aplicação em locais de transito constante, podem causar efeitos desconfortáveis, como enjoos e enxaquecas ou mais perigosos como alergias e contaminações. Em suma, a contaminação cruzada é um mal nocivo à saúde que pode ser passado de forma direta ou indireta.

MEIOS DE EVITAR INCIDENTES

É Preciso o auxilio diagnóstico de especialistas ambientais e de proteção coletiva, assim eles irão analisar o destino dos descartes de materiais, saídas de ralos e por onde passam os encanamentos de toda a empresa.
Logo em seguida, é indicado para todos os profissionais das áreas de limpeza, descarte, manuseio de produtos químicos e os responsáveis pela manutenção tenham instruções da importância de regulamentar o uso de produtos e o conserto de aparelhos que emitem qualquer tipo de toxidade.
Assim como está regulamentado pela ABNT, é bom reforçar também o uso de EPI´s e EPC´s, pois em meio a qualquer alteração, seja de pequena ou grande escala dentro da empresa, a segurança de todos deve ser primordial.





quarta-feira, 20 de setembro de 2017

COMO OBTER RESULTADOS CONCRETOS COM UM BOM PLANO DE TREINAMENTOS



Toda empresa que quer crescer precisa ver seus limites atuais e determinar aonde quer chegar. E para que se chegue à meta determinada, paralelamente, precisa ter uma equipe também determinada. E como ter estes profissionais?


Há conselhos, conhecidos como Feedback que geralmente são dados do supervisor ao subordinado e são bastante eficazes, mas não como os treinamentos. Neles são inseridos todos os valores e princípios da empresa, seja qual for o treinamento, esses guias são muito importantes.


Vamos agora ver as melhores maneiras de desenvolver bons treinamentos, obtendo assim, resultados que sejam proveitosos á empresa e ao funcionário.


ANTES DO APRENDIZ, É PRECISO UM BOM DOCENTE

Certa vez um especialista em conhecimentos empresariais afirmou que a melhor e mais expoente personalidade do ramo de treinamentos pode ser contratada, se ela não possuir perfil para o tipo de público que irá participar do treinamento, não existirá resultado.


A meta do treinamento é que haja resultados em longo prazo para a empresa. Por isso, analise os principais pontos do profissional que ensinará, como a sua experiência, seu conhecimento, sua carreira e seu traquejo social, esses são apenas alguns dos quesitos base para a escolha.


A ESSÊNCIA DE COMO DAR UM TREINAMENTO

Não adianta que se aplique provas e questões complexas sobre os assuntos tratados no treinamento. Uma boa conversa, na qual seja gerada uma série de debates, é uma ótima forma de fazer com que todos digam o que pensam dentro do ambiente de trabalho e assim permitir que o instrutor corrija, sem constrangimentos, aquilo que não se alinha ao pensamento da empresa.

Desde especialistas até os mais leigos de assuntos de gestão humana concordam que existe um ótimo aliado para demonstrar a importância de bons rendimentos e treinamentos, os números.
Gráficos e porcentagens mostrando a eficiência no trabalho e na produção, induzem o aprendiz-trabalhador a aplicação exata na área que a empresa quer explorar. Portanto imagens, vídeos e números são pedagogicamente positivos para qualquer bom resultado que um treinador queira ter.


O QUE POSSO ESPERAR DOS TREINAMENTOS?

Como dito, resultados aparecem geralmente em longo-prazo, mas a eficácia é indiscutível. Setores que geralmente não mostram grande produção ou possuem problemas mesmo com Feedbacks são excelentes escolhas para serem inseridos em treinamentos. 

O fato de você abrir algumas horas do expediente do trabalhador para focar em ensinamentos e metas da empresa com ele, pode resultar em alterações benéficas no seu cotidiano. 

Um trabalhador, por exemplo, o atraso de um funcionário pode desmotivar toda a equipe, e assim acabam todos rendendo menos para a empresa. Um simples esquema de gráficos já pode trazer para o funcionário uma correção que trará lucro ao seu setor e consequentemente, dinheiro no seu bolso.

Esses são apenas alguns dos exemplos dos benefícios que os treinamentos trazem para as empresas que decidem por implanta-los no seu cotidiano.


quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DE PLANOS MOTIVACIONAIS PARA REDUÇÃO DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO



Todo bom gestor está sempre de olho no andamento e no cotidiano dos departamentos que trabalham em sua empresa. O benefício disso é que faz transparecer confiança entre os funcionários e ainda traz diagnósticos eficazes em favor dos resultados.
Mas ainda assim, é preciso que se exerçam planos de desenvolvimento para certos grupos e certos profissionais, inclusive para elevar o nome da empresa.
Pensando nisso vamos falar um pouco desse tema, benefícios por parte da empresa aos funcionários e projetos de desenvolvimentos, todos com o intuito de abater as taxas de turnover, que é a rotatividade de pessoal, e o absenteísmo por parte de funcionários.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SÃO EFICAZES, MAS SÓ ELAS NÃO BASTAM
Nos planos motivacionais, os profissionais são levados pelo gestor a aprimorar certos costumes não aceitos pela empresa, ou ele deseja alertá-los sobre possíveis ocasiões que podem vir a acontecer.
Porém existem empresas que tem adotado a política do “Trabalhe mais para ganhar mais”, e de maneira inflexível. Estas são as que mais passam por problemas de absenteísmo.
Esse é um sistema de trabalho que vem sendo abandonado atualmente. Muitas empresas de grande renome abandonaram o modo clássico de trabalho e vem conseguindo aumentar de maneira exponencial a sua taxa de retorno.
O desgaste físico combinado com a falta de reconhecimento são fatores que desestimulam funcionários, e podem fazer com que se alastre por toda a empresa diversos maus hábito.
Para evitar isso é que alguns passos são indicados para todo gestor de pessoas:
·         APRIMORE O AMBIENTE: O desconforto é um dos principais problemas no trabalho, não podemos deixar um ambiente que vamos passar boa parte do nosso dia desconfortável. Revise ar condicionado, lixos, banheiros, cozinhas etc.

·         PROJETOS ORIENTATIVOS: Existem exigências que são comuns a todas as empresas, como as regras de convivência no trabalho. Agora, cada empresa tem o seu próprio modo de trabalho e ele deve ficar bem explicito para que sejam evitados contratempos ou equívocos com seus funcionários. Invista em cursos e treinamentos para os seus funcionários, para que assim todos conheçam a missão, a visão e os valores da sua empresa.

·         APOIO / EDUCAÇÃO CORPORAL: Inúmeros são os casos de pessoas que, por conta da forma repetitiva do trabalho físico são alvo de dores e lesões. Contratar um profissional que ajude em orientar o quadro de funcionários é uma ótima opção.

São medidas sugestivas que tem trago resultados frutíferos às grandes empresas, e que no fim, trazem o lucro dos resultados e a satisfação do funcionário em trabalhar contente e muito satisfeito.